Todas as fases passam, até a mais difícil

Mais um momento dramático do tratamento. Parece que eles estão se acumulando no final para dar mais emoção quando tudo acabar. Algo meio Season Finale depois de várias temporadas. Semana passada eu tive febre e mais uma vez o procedimento padrão foi acionado. Sabia que com a imunidade baixa eu ficaria internado, sem novidades. Até que o diagnóstico veio. Eu estava com pneumonia.
Durante o tratamento de quimioterapia, com imunidade baixa e anemia, eu ainda acumulava uma pneumonia. Desgraça pouca é bobagem, e eu percebi isso naquele momento. Foram os piores quatro dias de todo o tratamento. Fiquei sem forças para nada, foram quatro dias deitado na cama sem levantar. Dormi muito, falei pouco, até porque não tinha capacidade respiratória para conseguir falar muito, quando acordado só assistia televisão, vegetando com os programas que não vejo há anos, larguei o computador, os livros e todas as metas que tinha. Enfim, não me reconheci por quatro dias. Vi os médicos preocupados, minha mãe e meu marido tentando disfarçar, mas bem abalados e minha irmã à distância tentando ter sinal de celular para receber alguma notícia e ficar mais tranquila. Mas o mais grave foi a fisioterapia, no primeiro ciclo as fisioterapeutas me olhavam com um ar de “meu filho, sério? Você deveria estar na academia, tenho gente com problemas bem maiores que os seus”, obviamente com um olhar suave e um sorriso no rosto, o problema que desta vez ela me disse: “hoje vamos só fazer exercícios sentados e de respiração bem leve”, na hora pensei: Estou completamente ferrado.
Porém, depois de quatro dias comecei a me reconhecer de novo. Antibióticos fazendo efeito, comecei a voltar a fazer as coisas que gosto e ter disposição de novo. Só não consegui comer o arroz e feijão do hospital, e nem acho que seja pelo gosto, devo estar recusando mais pelo fato de ser a comida do hospital mesmo do que pelo paladar. E uma semana depois de me internar eu ganhei alta. Nem tão alta assim, ganhei um descanso, porque apesar de ser a hora de começar o sétimo (penúltimo) ciclo, meu corpo vai precisar de mais recuperação.
Fiquei bem abalado durante o pior período, pois de uma hora para outra tudo muda e você não tem controle nenhum sobre o que acontece. Situações de vulnerabilidade não trazem o melhor de mim, definitivamente. Entretanto, depois que tudo passou, eu ouvi a frase que eu precisava ouvir do meu marido: “Você passou quatro dias como todo mundo espera que seja o tratamento todo”. E realmente aquelas palavras iluminaram a minha gratidão. Tenho passado por tudo tão bem, que não posso reclamar de 4 dias mal dentro de um tratamento que já acumula mais de 150 dias de muito sucesso, disposição e tanta energia positiva. Botando tudo em perspectiva as coisas ganham outra dimensão.
Agora sim, estou recuperado de corpo e alma.

blog 13 -2

Um comentário sobre “Todas as fases passam, até a mais difícil

  1. Um dia de cada vez Felipe. Dê tempo ao tempo. Desfrute, acima de tudo.
    E vá com força para cima desse 8. Deite abaixo. Ele se transforma em infinito.
    Enviando muito amor e muita luz. Um beijo

    Curtir

Deixe um comentário