Um ano atrás…

Quem olha pra mim hoje nem consegue imaginar onde eu estava há um ano atrás. Há exatamente um ano eu estava começando a quimioterapia, dezembro do ano passado eu fiquei 25 dias internado. Meu Natal foi no hospital mesmo, consegui escapar no dia 31 de dezembro às 15 horas para poder virar o ano em casa. Hoje estou há 7 dias em um cruzeiro no Caribe. Um ano depois e eu estou curtindo intensamente uma praia nova a cada dia e pensar que passei 9 meses longe do sol, porque a quimioterapia poderia manchar a pele.
É muito fácil deixar a vida andar e quase esquecer o que passou. Porém, relembrar é muito bom. Olhar pra trás e perceber onde eu estava há um ano me faz valorizar muito cada momento vivido hoje. Chorei algumas vezes nesta viagem, chorei ao ver o céu lindamente alaranjado depois do por do sol no meio do oceano e lembrar que há um ano a minha vista era uma janela para um poço de luz, em que eu nem conseguia saber se chovia ou fazia sol. Chorei ao tomar banho e perceber que ao sair dali eu iria estar em um quarto maravilhoso e logo em seguida estaria indo conhecer uma praia incrível, ao contrário da falta de liberdade que o hospital me proporcionava. Chorei porque acordei, firme, forte, disposto e cheio de energia, com uma vontade absurda de viver a vida. Com certeza chorei nesta viagem, mais do que o tratamento todo, mas chorei de alegria. É tanto amor e felicidade que transbordam em forma de lágrimas.
Aceitei que o período de tratamento foi  necessário, que com muita força de vontade pude transformar em um dos momentos mais iluminados da minha vida. Apesar de preferir a praia do Caribe ao hospital, nunca desejei não ter passado pelo câncer, afinal desejar não ter vivido o que eu vivi seria negar a pessoa que sou hoje. Aprendi a respeitar a impermanência da vida. Sem poder controlar o que vem, só desejo que eu sempre possa crescer e encarar tudo como uma oportunidade.
Outro aprendizado muito importante de tudo que passei foi a certeza que o futuro eu não controlo. Não sei onde eu estarei no ano que vem. E sabendo que o futuro nunca chega, vivo intensamente o presente. Estou presente e consciente de que esse é o momento que tem que ser vivido.

post antes e depois

 

Deixe um comentário